18/12/2017

Qual foi o primeiro arranha-céu construído no brasil?

Edifício Martinelli (São Paulo - SP)

Fonte: Wikipédia
Edifício Martinelli é um prédio localizado no Centro do município de São Paulo, Brasil. Situa-se no triângulo formado pela Rua São Bento, avenida São João e Rua Líbero Badaró, no centro da capital paulista. Devido sua altura, o local pode ser considerado um mirante, onde em suas redondezas, é possível observar pontos turísticos de São Paulo, com por exemplo o Vale do Anhangabaú e a Catedral da Sé. Foi o segundo arranha-céu do Brasil e da América Latina, tendo sido ultrapassado pelo Edifício Joseph Gire, ou Edifício A Noite, no Rio de Janeiro, que apesar de ter iniciado sua construção apenas em 1927, foi inaugurado apenas dois anos depois, em 1929.
A construção do edifício começou em 1922 e foi inaugurado às pressas, ainda incompleto, em 1929, com apenas 12 andares, devido a inauguração do Edifício A Noite. A construção do edifício seguiu até 1934. O trabalho terminou quando o edifício tinha 30 andares.
O edifício foi idealizado pelo italiano Giuseppe Martinelli e projetado pelo arquiteto húngaro Vilmos (William) Fillinger. Com 105 metros de altura, foi entre 1934 e 1947 o maior arranha-céu do país e, durante um tempo, o mais alto da América Latina. Gerou grande polêmica, pois, até esse momento, não havia nenhum outro edifício em São Paulo com altura elevada.
O edifício foi completamente remodelado pelo prefeito Olavo Setúbal em 1975 e reformado novamente em 1979. Atualmente, o prédio abriga órgãos municipais, como a Empresa Municipal de Urbanização de São Paulo (EMURB) e a Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB-SP), além de várias lojas no piso térreo.

Projeto e construção


Fonte: Wikipédia

O Edifício Martinelli foi projetado pelo arquiteto húngaro Vilmos (William) Fillinger (1888-1968), da Academia de Belas-Artes de Viena. Sem apoio governamental para terminar a obra, Martinelli foi obrigado a vender uma parte do empreendimento ao "Istituto Nazionale di Credito per il Lavoro Italiano all'Estero" do Governo Italiano, motivo pelo qual o governo brasileiro tomou o prédio para si, em 1943.
Erguido com a técnica construtiva de alvenaria de tijolos e estrutura de concreto, a estrutura do andar principal é inteiramente revestida por granito vermelho róseo, tornando sua característica marcante. Foi considerado o símbolo arquitetônico mais importante do momento de transição da cidade baixa, ou seja, desde seu início, foi considerado marco do processo de transmutação de uma cidade para uma metrópole, visto que em sua localidade, na época, não havia nenhum outro tipo de construção vertical.
A construção foi iniciada em 1924 e inaugurada efetivamente em 1929 com apenas 12 andares. Ainda neste mesmo ano, foi publicado um artigo que nomeava o Edifício A Noite como o maior arranha-céu do mundo. E tal questão de disputa entre ambos os edifícios demonstravam o interesse de seus empreendedores sobre o título que visava enfatizar o poder público e o poder relacionado à imagem de progresso tecnológico da cidade de São Paulo. Os trabalhos foram retomados e seguiram até 1934, finalizando a obra com 30 andares e 105 metros de altura. Ao terminar, o Martinelli conseguiu ultrapassar o Edifício A Noite, localizado no Rio de Janeiro, o mais alto arranha-céu do Brasil e da América Latina até então, que havia sido inaugurado em 1929. Em 1935, o posto de mais alto da América Latina passou a ser do Edifício Kavanagh, levantado em Buenos Aires, que media 120 metros de altura.
Em 1932, durante a Revolução Constitucionalista, Martinelli abrigou em seus terraços superiores, uma bateria de metralhadoras antiaéreas, para defender São Paulo do ataque dos chamados "vermelhinhos", os aviões do Governo da República, que sobrevoavam a cidade ameaçando bombardeá-la.
Vários partidos políticos tiveram suas sedes no Edifício Martinelli: o antigo Partido Republicano Paulista (PRP), o Partido Comunista Brasileiro (PCB) e a União Democrática Nacional (UDN). Os clubes da cidade também ocupavam as suas dependências como o Palestra Itália, hoje a Sociedade Esportiva Palmeiras, a Portuguesa de Desportos e o IT Clube, hoje desaparecido.
O arranha-céu, em seu início, foi portador de diversos produtos vindo da Suíça, tais como elevadores e telefones.

Degradação e recuperação

Fonte: Wikipédia
A partir da década de 50, o edifício entrou em uma fase de degradação extrema, ocupado por moradores de baixa renda, com o lixo sendo jogado nos buracos do elevador e servindo de cenário para alguns dos crimes mais famosos da época.
Em 1975 ele foi desapropriado pela prefeitura e completamente reformado pelo Prefeito Olavo Setúbal. Reinaugurado em 1979, hoje abriga as Secretarias Municipais de Habitação e Planejamento, as empresas Emurb e Cohab-SP, a sede do Sindicato dos Bancários de SP além de diversos estabelecimentos comerciais na parte térrea do edifício.
No 26º andar do prédio existe um belíssimo terraço do qual se tem uma visão panorâmica da cidade, podendo-se avistar pontos como por exemplo o Pico do Jaraguá, as antenas da Paulista e os milhares de prédios que compõe a paisagem urbana da cidade. Também nesse espaço foi construída a "Casa do Comendador", réplica de uma villa italiana, onde a elite de São Paulo se reunia em suntuosas festas. Foi construída como moradia da família Martinelli para "provar" ao povo que o prédio não cairia. O espaço é aberto para visitação de segunda a sábado, e agora aos domingos também, por conta do público da ciclofaixa.
No ano de 2008, a cobertura do edifício passou por reformas em sua infraestrutura. Após dois anos de obras, o local foi reaberto para os visitantes que visavam apreciar a vista da cidade que o prédio proporciona, porém, agora pertencente à prefeitura, com diversos escritórios. É um prédio com grande símbolo arquitetônico e já foi lugar para encontros da classe alta paulistana.


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04/12/2017

Descubra por que o concreto romano é mais resistente do que o convencional?

O concreto romano era feito com uma simples receita e ''Mágica'' que com o passar do tempo torna-o cada vez mais resistente.

Fonte: J.P. Oleson/Lawrence Berkeley National Laboratory/Divulgação

O concreto romano é famoso por sua durabilidade, resistindo por milhares de anos e aparentemente mais forte com o passar de cada ano. Uma nova pesquisa descobriu os processos químicos responsáveis pela resistência desse antigo material de construção, uma descoberta que pode inspirar os engenheiros modernos a reviver essa técnica esquecida. A mistura era feita com cinzas vulcânicas, cal e um ingrediente especial – água do mar. Os elementos dessa “receita original” formam um mineral chamado tobermorita aluminosa, que fica cada vez mais forte com o passar do tempo. Segundo um estudo divulgado nesta segunda-feira no periódico American Mineralogist, o processo de obtenção do concreto romano causa menos impactos ambientais do que a versão moderna e poderia ser adotado nas construções atuais.


Fonte: Imagem: M. D. Jackson et al., 2017

Essa imagem microscópica mostra o material aglomerado hidrato de cálcio, alumínio e sílica que forma quando a cinza vulcânica, cal e água do mar se misturam. Cristais de tobermorita cresceram dentre o aglomerado.

SAIBA MAIS SOBRE A PONTE DO LAGO PONTCHARTRAIN CAUSEWAY

PONTE DO LAGO PONTCHARTRAIN CAUSEWAY



A idéia de uma ponte sobre o lago Pontchartrain remonta ao início do século 19 e Bernard de Marigny , o fundador da Mandeville. Ele começou uma balsa serviço que continuou a operar em meados de 1930. Na década de 1920, uma proposta chamada para a criação de ilhas artificiais que seria, então, ligados por uma série de pontes. O financiamento para este plano viria da venda de sites em casa nas ilhas. O Causeway moderna começou a tomar forma em 1948, quando Ernest M. Loeb Jr. imaginou o projeto. Devido ao seu lobby e visão, a Louisiana Legislativo criou o que é hoje a Comissão Causeway. A Louisiana Bridge Company foi formada para construir a ponte, que por sua vez nomeou James E. Walters Sr. para dirigir o projeto.



O Causeway original foi um período de duas pistas, medindo 23,86 milhas (38,40 km) de comprimento. Ele abriu em 1956 a um custo de $ 46 milhões. Isto incluiu não apenas a ponte, mas três vias de acesso na extremidade norte e um longo trecho de estrada no extremo sul. [7]Um período de duas faixas paralelas, 1/100 de uma milha (15 m) durante mais tempo do que o original, aberto em 10 de Maio, 1969, a um custo de $ 30 milhões. Desde a sua construção, o Causeway tem operado como uma ponte de pedágio . Até 1999, os pedágios foram coletadas de tráfego que vai em cada direção. Para aliviar o congestionamento na costa sul, arrecadação de pedágio foram eliminados na extensão norte. Os portagens padrão para carros alterado de $ 1,50 pol cada direcção, a uma portagem $ 3 Recolhido na costa Norte de tráfego para o sul. Em 2017, o número foi aumentado para financiar melhorias de segurança na ponte. O número passou de $ 3,00 em dinheiro e US $ 2,00 com uma etiqueta de pedágio de US $ 5,00 em dinheiro e US $ 3,00 com um Tag Toll.



A abertura da calçada impulsionado a sorte de pequenas comunidades North Shore, reduzindo o tempo de accionamento em New Orleans por até 50 minutos, aumentando a North Shore na área metropolitana de Nova Orleães . Antes da Causeway, os moradores de St. Tammany Parish usado tanto da Ponte Maestri em US Route 11 ou a Ponte Rigolets na US Route 90 , ambos perto de Slidell, Louisiana ; ou no lado oeste, via US Route 51 através Manchac, Louisiana . Após o furacão Katrina em 29 de agosto de 2005, vídeos coletados mostraram danos à ponte. A tempestade não era tão alta sob a calçada como ele foi perto da I-10 gêmeo Extensão da ponte , e dano foi limitado principalmente aos turnarounds . [10] Um total de 17 vãos foram perdidos. [10] fundamentos estruturais permaneceu intacta. As calçadas nunca sofreu grandes danos de qualquer tipo de furacões ou outras ocorrências naturais, uma raridade entre os viadutos. A instalação de cabos de fibra óptica existente foi soprado para fora da sua bandeja, mas permaneceu intacta por OTDR(OTDR) análise. Com o I-10 gêmeo Extensão da ponte severamente danificado, o Causeway foi usado como uma importante rota para as equipes de recuperação de ficar em terras para o norte para entrar em New Orleans. O Causeway reaberto primeiro a tráfego de emergência e, em seguida, para o público em geral - com portagens suspensos - em 19 de setembro de 2005. Os pedágios foram restabelecidas em meados de outubro do mesmo ano.



O Lago Pontchartrain Causeway é um dos sete vãos de rodovias em Louisiana com um comprimento total de 5 milhas (8,0 km) ou mais. Os outros são, em ordem de maior para o menor, a ponte de Manchac pântano em I-55 , a ponte de Atchafalaya bacia em I-10 , a ponte de Louisiana estrada 1 , a ponte de Bonnet Carré vertedouro em I-10 , a ponte de Chacahoula pântano sobre US 90 , o lago Pontchartrain Spans gêmeas na I-10 , ea Ponte LaBranche Wetlands na I-310 . A Ponte Maestrichega perto, mas corre curto por dois décimos de uma milha em cerca de 4,8 milhas (7,7 km) de comprimento total. Louisiana é também o lar da ponte Pontchartrain Norfolk Lago Sul , que em 5,8 milhas (9,3 km) é uma das mais longas pontes ferroviárias nos Estados Unidos. O extremo sul da ponte do pântano Manchac (na borda ocidental do lago Pontchartrain) é o extremo oeste da I-10 Bonnet Carré Vertedouro ponte (na borda sudoeste do Lago Pontchartrain), eo extremo norte da Ponte LaBranche Wetlands é o extremo leste da I-10 Bonnet Carré vertedouro ponte; assim que estes três pontes, por nome, são, de facto, uma ponte contígua. A distância total de condução de estrada elevada contínua é mais de 38 milhas (61 Km).


30/11/2017

5 SÉRIES QUE TODO ENGENHEIRO PRECISA ASSISTIR 2017

Prison Break


Prison Break é um americano de televisão o drama de série criada por Paul Scheuring , que foi transmitido pela Fox para quatro temporadas, com 81 episódios de 29 de agosto, 2005 a 15 de maio de 2009, e uma quinta temporada , que foi ao ar de 4 de abril a 30 de maio, 2017. a série gira em torno de dois irmãos, um dos quais foi condenado à morte por um crime que não cometeu, eo outro que elabora um plano elaborado para ajudar a sua fuga da prisão irmão e limpar seu nome. A série foi produzida por Adelstein-Parouse Productions, em associação com Televisão Original e 20th Century Fox Television .

Grandes Designes


Grand Designs é uma televisão britânica série produzida pela Boundless Productions (originalmente parte de Talkback Thames) e transmito em Channel 4 , que apresenta projetos de construção de casas arquitetura incomuns e muitas vezes elaborados. Episódios geralmente seguem um formato regular, com pequenas variações, dependendo do andamento da compilação. No início de um episódio, McCloud atende aos clientes que embarcam no projeto; ele visita o site com eles, e discute os planos para a construção. Um computador de visualização ou projeto auxiliado por computador vista do projeto pretendido é mostrado. Uma vez que trabalho de base começa, ele visita o site periodicamente, acompanhando o progresso de construção, notando quaisquer alterações, engates ou atrasos; a construção frequentemente corre sobre orçamento e termina mais tarde do que o previsto.

Mega Estruturas


Megaestruturas é uma série de televisão documentário que aparece no National Geographic Channel nos Estados Unidos e no Reino Unido, Channel 5 no Reino Unido, França 5 na França, e 7 mate na Austrália. Cada episódio é um olhar educacional de profundidade variável para a construção, operação e pessoal de várias estruturas ou projectos de construção, mas não produtos de construção comuns. Contendo geralmente entrevistas com os designers e gerentes de projeto , apresenta os problemas de construção e a metodologia ou técnicas utilizadas para superar os obstáculos. Em alguns casos (como o Akashi-Kaikyo Ponte e Petronas Towers ), este envolveu o desenvolvimento de novos materiais ou produtos que estão agora em uso geral na indústria da construção.

Engenharia Extrema


Extreme Engineering foi um documentário série de televisão que foi ao ar no Discovery Channel e o Science Channel . O programa contou com futuristas e em curso de engenharia projetos. Última temporada da série foi ao ar em julho de 2011. Danny Forsterprimeiro sediou a série em 4 ª temporada e foi o anfitrião desde temporada 6.

Mega Construções


Megaconstruções foi criado e escrito por Alan Lindgren e produzido pela Powderhouse Productions para o canal Discovery Channel. O programa centralizou em três construções propostas, mas pouco possíveis: a Ponte de Gibraltar, a Freedom Ship e a Millennium Tower de Hong Kong. O programa rapidamente caiu no gosto popular e foi bem aceito pela crítica internacional, chegando a ganhar o Beijing International Science Film Festival Silver Award em 2002. Após o sucesso imediato, a Discovery Communications encomendou mais episódios para serem exibidos na próxima temporada. É uma das séries mais educativas da tv paga.

28/10/2017

PROJETOS ESTRUTURAIS NA CONSTRUÇÃO CIVIL



Projeto estrutural de um sobrado desenvolvido com software Eberick
O projeto estrutural é de super importância em uma obra, ele determina e detalha as dimensões de seus elementos, respectivas armaduras de aço e a disposição no interior da peça e suas ligações, que compõem um elemento estrutural (Ex: vigas, pilares, ...).
Edifício com estrutura pré-moldada

O dimensionamento dos elementos inicia-se com base na planta baixa, e assim o Engenheiro estrutural analisa quais os melhores locais para os lançamentos dos pilares, vigas, ... para então começar o cálculo de dimensionamento estrutural. Os fatores mais importantes em um projeto estrutural são a segurança, economia, durabilidade e funcionalidade.
Estrutura de um edifício

  OBS: É muito comum no dimensionamento estrutural, não haver uma única solução para o problema. Segue abaixo algumas imagens, sobre os projetos estruturais.


Estrutura de edifício em concreto armado

Projeto estrutural, planta baixa
Projeto estrutural de um edifício desenvolvido com software Eberick

17/06/2017

SAIBA QUAL É A MAIOR PEDREIRA DO BRASIL

PAUPEDRA 

(Guarulhos, SP)


Foto: http://paupedra.com.br/

PAUPEDRA


Fundada em 29/02/1952 no Município de Guarulhos – São Paulo, com o passar dos anos adquirimos experiências com as novas tecnologias e aprendemos cada vez mais a nos especializar no processo de extração e classificação de Pedra Britada acompanhando as novas tendências do mercado, aprimorando sempre nosso trabalho de beneficiamento de rocha bruta em pedra britada classificada dentro dos padrões e normas vigentes, nunca esquecendo que quando se trabalha com mineração a questão ambiental torna-se essencial.
Esta é a preocupação constante da Paupedra que investe intensivamente em políticas de responsabilidade ambiental, aliado ao valor humano, temos nos empenhado no sentido de estruturar os valores e ideais como negócios do mundo moderno e do futuro das novas gerações.




05/04/2017

VEJA COMO FUNCIONA OS INCRÍVEIS PRÉDIOS ''ANTI-TERREMOTO''

INCRÍVEIS PRÉDIOS ''ANTI-TERREMOTO''

Fonte da imagem: https://pixabay.com


Esse post vai ser praticamente resumidos nas seis imagens e um vídeo sobre o tema, com informações de como são feito e qual o funcionamento dos incríveis prédios ''Anti-Terremotos'', Segue as imagens:

Fonte da imagem: http://constru360.com.br

Fonte da imagem: http://constru360.com.br

Fonte da imagem: http://constru360.com.br

Fonte da imagem: http://constru360.com.br

Fonte da imagem: http://constru360.com.br

Fonte da imagem: http://constru360.com.br

Veja o vídeo completo para ver na prática como funciona os prédios ''Anti-Terremoto''







04/04/2017

SAIBA MAIS SOBRE AS INCRÍVEIS CASAS DE MADEIRA

Fonte da imagem: http://www.mundodastribos.com

As casas de madeiras são bastante confortável, ela é bem agradável, se torna quente no inverno e fresca no verão. Além de confortável, ela é acessível a qualquer classe social, uma casa de madeira pré moldada de 18 m² custa em torno de R$ 25.000, e uma casa maior com 150 m² gira em torno de R$ 101.450.
 No solo que deseja-se construir a casa, deve ser imunizado contra cupins, já que são um grande problema se não tomada as providências necessárias. As empresas que constroem esse tipo de casa, são obrigadas a dar cinco anos de garantia, e isso é lei. 
 É recomendável a aplicação de verniz de quatro em quatro anos, para manter a casa em bom estado de conservação, e assim prolongando a vida útil da casa. 

VEJA AS FOTOS DAS INCRÍVEIS CASAS DE MADEIRA:

Fonte da imagem: http://www.tudoconstrucao.com


Fonte da imagem: http://www.casaprefabricada.org

Fonte da imagem: https://oazulejista.blogspot.com.br



03/04/2017

O PRIMEIRO EDIFÍCIO DO MUNDO FEITO COM UMA IMPRESSORA 3D

O Primeiro edifício impresso do mundo

Fonte da imagem: Cnet
A empresa WinSun foi responsável pela construção do primeiro edifício do mundo, com peças feito por uma impressora 3D. As peças foram feito com um equipamento com larga escala, e assim o prédio possui cinco andares com apartamentos.

Fonte da imagem: Cnet
A incrível impressora, foi fabricada pela empresa chinesa Ma Yihe, com dimensões de 6,6 metros de altura, 10 metros da largura e 40 metros de comprimento, essa máquina foi capaz de imprimir as peças para a construção do edifício.

Fonte da imagem: Cnet
O prédio fica localizado no Parque industrial de Suzhou, na China.

Veja algumas fotos do interior do edifício: 

Fonte da imagem: Cnet

Fonte da imagem: Cnet


Fonte: Techtudo


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02/04/2017

CONHEÇA O MAIOR TÚNEL RODOVIÁRIO DO MUNDO

Túnel de Laerdal - Noruega

Fonte da Imagem: http://static.panoramio.com

Túnel de Laerdal, é um túnel rodoviário com 24,5 km de extensão, ele liga Laerdal e Aurland, em Sogn og Fjordane na Noruega. A construção começou no ano de 1995 e foi inaugurado em 2000. Depois de então passou a ser o maior túnel rodoviário do mundo, ultrapassando o Túnel de São Gonçalo na Suiça, que tem atualmente 16,92 km. O projeto levou em consideração o cansaço do motorista, e assim colaborando com três cavernas durante o túnel, para o motorista parar para descansar e também apreciar a viagem.

Fonte da Imagem: http://www.wikiwand.com/

Fonte da Imagem: https://pt.wikipedia.org


Fonte: Wikipedia



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01/04/2017

VEJA AS FOTOS DO PROJETO MALUCO QUE PROPÕE PENDURAR EDIFÍCIO EM UM ASTERÓIDE

Essas são as imagens do projeto do Analemma Tower


Analemma Tower - Vista da parte inferior

Analemma Tower - Vista da parte Superior

Analemma Tower - Vista da parte Superior



Analemma Tower - Asteróride


Analemma Tower - Vista da parte Interior

Analemma Tower 



Fonte: CLOUDS ARCHITECTURE OFFICE


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